Clicar no nome dos autores na barra lateral para ver imagens


20110627

Carta aberta a fotógrafos e amantes de imagens fotográficas

Meus caros,

recentemente apareceram uns painéis gigantes de fotografias nas paredes de alguns restaurante de Portalegre. São painéis com imagens de Portalegre, das suas ruas, pessoas, espaços públicos, espaços industriais, em suma, de aspectos que ao longo do tempo têm caracterizado esta cidade.

Estes painéis foram compostos e impressos numa loja de produção de imagens bem conhecida em Portalegre, propriedade do director de um jornal local.

Para meu espanto e indignação, descobri uma fotografia minha num destes painéis, sem autorização e sem referência autoral. Esta imagem foi roubada do blogue Portalegre em Pormenor, violando a reserva de direitos Creative Commons aplicada.

Este senhor ganhou dinheiro à custa de inúmeras imagens de terceiros, que utilizou sem pedir autorização e sem referir a autoria das mesmas.

Tenho conhecimento de mais duas pessoas que, de boa fé, entregaram imagens a este senhor que delas se apropriou, tendo-as publicado sob diversos suportes (entre postais e painéis decorativos para restaurantes) sem autorização e sem referências autorais.

Os procedimentos deste senhor não podem ser alvo de qualquer procedimento criminal em Portugal, mas violam todos os princípios da ética jornalística e profissional, todo o respeito pelos autores de imagens que, aliás, o próprio jornal local que dirige não respeitava até há muito pouco tempo atrás - e mesmo hoje em dia, essa identificação depende muito da origem das imagens.

Eu não me importo que as imagens que partilho em vários suportes sejam "roubadas" para fins recreativos, para contemplação pessoal, e mediante autorização, mesmo para fins profissionais, desde que seja respeitada a autoria das imagens e essa autorização acordada em cada situação. Não foi o caso dos procedimentos deste senhor.

Não será por causa dele que irei deixar de partilhar imagens na Internet, mas também não poderia deixar de denunciar esta situação: de termos bem perto de nós alguém que nos rouba as imagens sem qualquer escrúpulo tendo em vista, apenas, o negócio e o lucro pessoal.

--
Rui Cambraia

2 comentários:

Tartofs disse...

Não podia estar mais de acordo com o seu texto e gostaria de deixar o meu testemunho de repúdio a este tipo de situações.

Eu utilizo imagens deste blogue no meu espaço em http://portalegreonline.net, utilizo porque obtive autorização do responsável deste blogue para tal. Mesmo assim só utilizo as imagens de quem conheço e obtive autorização pessoalmente, são os casos das imagens do Mário, do Ricardo e do João.

Não posso deixar de realçar o excelente trabalho que este espaço tem vindo a desenvolver em tudo o que publica. Mesmo que não haja o gosto da imagem e da fotografia por parte de quem aprecie, este espaço guardará e perdurará no tempo e na memória de quem actualmente o visite, mais importante ainda, quem o visitará no futuro!

Simplesmente vergonhoso o acontecimento e acho que deveria ser reportado a todas as instâncias disponíveis para o efeito. Estão em causa não apenas os direitos adquiridos pela licença CC mas acima de tudo o respeito pelo trabalho dos outros.

Meu caro Rui, conte comigo para dar voz ao seu descontentamento! Não desista, não abdique dos seus direitos.

Curvelo-Garcia disse...

Caros amigos
Completamente de acordo...
Pensem numa coisa: só se rouba o que é valioso!
Parabéns por este site e pela sua qualidade...
Eu próprio já utilizei fotos dele (DEVIDAMENTE AUTORIZADO) para o meu blogue (curvelo-garcia.blogspot.com)
Até mais